Rádio Terra Gaúcha

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Friesian




                  O Friesian é uma das Raças mais antiga da Europa. Seu local de origem é a região do Friesland nos Países Baixos. A Raça quase desapareceu antes de Primeira Guerra Mundial e foi reavivada desde então como um cavalo de carruagem bom. A Raça foi rejuvenescida introduzindo sangue da Raça Oldenburg. Nos últimos anos o número de interessados aumentou sensivelmente e seu futuro parece seguro. O cavalo está sendo exportado agora a outros países e sua popularidade está crescendo.
             Um das características marcantes do cavalo de Friesian é sua crina e rabo muito longos. Estes nunca estão cortados e freqüentemente alcançam o chão. A cor sempre é preta, e só uma estrela branca na testa é permissível. A cabeça do Friesian é comprida com orelhas curtas e a face é expressiva. O pescoço é arqueado. As pernas e quartos são musculosos.
                É um animal de temperamento dócil e fisicamente bastante robusto. Seria difícil de datar a origem do cavalo de Friesian com precisão. É certo que o cavalo era famoso na Idade Média, pois é achado em trabalhos de arte daquele período. Em 1600 foi adotado para levar carga debaixo de sela. Depois, devido a sua ação esplêndida ao trote, o Friesian foi destinado para trabalhos leves. Isto, infelizmente, limitou seu uso em agricultura e conduziu a seu declínio do número de animais no início 1900. Procriação sistemática restabeleceu a qualidade da Raça e seus números são crescentes agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário